Câmara Municipal de Santa Inês realizou sessão solene sobre os 500 anos da Reforma Protestante

November 1, 2017

 

 

Foi realizada na manhã de ontem (31), na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Inês uma reunião em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante. No evento estiveram presentes: a prefeita Vianey Bringel, diversos vereadores, pastores, fiéis de denominações protestantes, a orquestra de música da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Inês (IEADESI), entre outras autoridades. A iniciativa se deu a partir de uma solicitação realizada pelo vereador Antônio Silva. Na qual foi efetuado o pedido para que a Câmara Municipal realizasse uma Sessão Solene de comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus encabeçou o evento, sendo que o presidente da Câmara Municipal de Santa Inês, o vereador Manoel dos Reis Alves Macedo permitiu ao pastor Rayfran Batista da Silva, presidente da IEADESI, que o mesmo realizasse a abertura, a explanação sobre a Reforma Protestante e o encerramento da sessão. O pastor Rayfran Batista falou durante 17 minutos sobre as causas da reforma, o que foi e os resultados da reforma. O que mais foi enfatizado durante a explanação do pastor presidente da IEADESI, foi os diversos resultados para todas as classes sociais de pessoas, resultados obtidos para a igreja, na religião, na área da educação, na economia e política mundial. “Dentre várias coisas que resultaram de iniciativas da Reforma Protestante, por exemplo, temos a educação pública, que até antes da reforma não era praticada. Como também, a abertura de universidades para as grandes massas que passaram a ser alfabetizadas, pelo o interesse da leitura bíblica e também o aprofundamento em estudos da Bíblia Sagrada”, exemplos citados pelo pastor Rayfran Batista. “Antes da reforma a leitura da Bíblia Sagrada era reduzida apenas para doutores em filosofia, ou teologia. Após a reforma, visto que Martinho Lutero traduziu a Bíblia para a língua popular da época, que era o alemão, surgiram outras traduções para as línguas de cada nação. Assim, a Bíblia tornou se o maior best- seller que a humanidade possui até hoje”, ressaltou o pastor da IEADESI, em entrevista ao Jornal Agora Santa Inês.

A prefeita de Santa Inês Vianey Bringel, usou da palavra durante a Sessão Solene, onde confirmou que irá sancionar a lei de autoria do vereador Antônio Silva, que fala sobre a instituição do dia 31 de outubro como o Dia Municipal da Conscientização Evangélica. Sobre o Projeto de Lei do vereador Antônio Silva nossa Redação do Agora já falou sobre o mesmo em edições anteriores.

 

Sobre A Reforma Protestante

 

Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou suas noventa e cinco teses na porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, na Alemanha. No centro desse movimento, Lutero redescobre a mensagem do evangelho: os homens não ganham a salvação fazendo boas obras, mas Deus oferece livremente a salvação a todos os que creem em seu filho, Jesus Cristo. A Reforma Protestante baseia-se em cinco pilares, chamados Solas, definidos

como:

Sola Scriptura – somente a Escritura;

Sola Fide- somente a fé;

Sola Graça - somente a graça;

Solus Christus - somente Cristo;

Soli Deo Gloria - glória somente a Deus.

 

Tal mensagem libertou a humanidade para engajarse em muitos tipos de atividades e a principal delas é o serviço ao próximo. Em toda a Europa, o impulso iniciado em Wittenberg inspirou outros a interpretar a Bíblia de novas formas, surgindo assim as muitas denominações que conhecemos hoje.

 

A Reforma Protestante foi um evento marcante na história ocidental, pois trouxe ao mundo uma variedade de conceitos que ainda são profundamente relevantes hoje: pluralidade social, liberdade de consciência, tolerância, liberdade de religião, liberdade de pensamento, a ideia da igualdade de todos os seres humanos, ajuda ao próximo, alfabetização e educação universal. Esses são alguns dos frutos do movimento na sociedade ocidental.

 

(texto extraido do Jornal Agora Santa Inês.

Roberto Lopes da Redação do Agora)

Please reload

Destaques da Semana

9a MOBILIZAÇÃO EVANGELÍSTICA & CRUZADA A VITÓRIA DA CRUZ

September 6, 2018

1/10
Please reload

Últimas notícias

December 24, 2017

Please reload

Assuntos
Siga-nos nas redes sociais!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Assembleia de Deus em Santa Inequidad 

Todos os dias - Manhã e Tarde